Segundo a Glassnode, a aprovação dos ETFs spot de Bitcoin permitiu o ingresso de novos investidores institucionais, impulsionando um possível cenário de bull market e favorecendo a rotação de capital em direção a projetos de maior risco, como as altcoins.
Os analistas da empresa destacam diversos indicadores que surgiram após a aprovação dos ETFs, servindo como sinais iniciais de uma mudança na alocação de capital dos players institucionais.
O relatório menciona especificamente o “Altcoin Indicator” da Glassnode, que aponta para uma dinâmica positiva no mercado de ativos alternativos desde o início de fevereiro:
“Nosso Altcoin Indicator tem indicado momentum positivo desde outubro do ano passado, com uma breve pausa durante o evento sell-the-news após o lançamento dos ETFs spot de Bitcoin. Esse momentum foi retomado em 4 de fevereiro”.
Embora o relatório indique movimentação de capital em direção a ativos de maior risco, ele também ressalta que, historicamente, “o capital flui para altcoins de forma mais gradual do que a rotação entre Bitcoin e Ethereum“.
Apesar da dominância do Bitcoin, a Glassnode identifica sinais iniciais de um aumento na alocação de capital em ecossistemas como o do próprio ETH, da Solana, da Polkadot e da Cosmos.