O Departamento de Justiça dos Estados Unidos deu início a uma ação civil com o objetivo de confiscar aproximadamente US$ 7,1 milhões em criptomoedas, montante relacionado a um sofisticado esquema de fraude envolvendo falsas promessas de investimento no setor de petróleo e gás. A medida foi anunciada nesta terça-feira (23) pela Procuradoria do Distrito Oeste de Washington, que atua na investigação do caso.
As autoridades identificaram que os recursos oriundos do golpe foram cuidadosamente movimentados por diversas contas bancárias e digitais com o intuito de dificultar seu rastreamento. Segundo o procurador interino Tessa M. Gorman, “os cúmplices dessa fraude canalizaram os ganhos ilícitos por múltiplas carteiras de criptomoedas para tentar lavar o dinheiro obtido das vítimas”. Ele ressaltou ainda a atuação rápida das equipes de investigação e da promotoria para localizar e confiscar os valores, com a intenção de amenizar os prejuízos dos lesados.
As apurações apontam que Geoffrey K. Auyeung, de 47 anos, é o principal responsável pelo esquema. Ele foi formalmente indiciado em 2024 por diversos crimes ligados à lavagem de dinheiro. De acordo com os promotores, Auyeung e seus comparsas induziram vítimas a enviar dinheiro para supostas contas escrow, sob a promessa de aquisição de espaços para armazenamento de petróleo em tanques localizados em Houston, nos Estados Unidos, ou em Roterdã, na Holanda.
O modelo de investimento oferecido prometia lucros oriundos do aluguel desses tanques, mas, ao invés de aplicarem os valores como anunciado, os operadores do golpe desviaram os fundos para 81 contas diferentes. Parte do dinheiro foi remetido para o exterior, enquanto outra parcela foi transferida para 19 contas de criptomoedas. Nessas carteiras digitais, foram adquiridos ativos como Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), USDT e USDC, entre outros.
No momento da prisão de Auyeung, os investigadores conseguiram apreender cerca de US$ 2,3 milhões que estavam distribuídos em contas bancárias em seu nome. As autoridades continuam trabalhando para identificar todos os recursos envolvidos e ampliar a recuperação dos ativos, com o objetivo final de ressarcir os investidores prejudicados.