A comunidade da Uniswap rejeitou uma proposta de governança que visava alterar o mecanismo de taxas da plataforma para permitir a distribuição de lucros aos detentores do token UNI.
A votação contou com 59,9% dos tokens UNI mobilizados contra a proposta.
A intenção era conceder à DAO da exchange descentralizada o poder de realizar futuras mudanças no sistema de taxas, abrindo caminho para a “chave de taxas” da Uniswap. Essa chave permitiria direcionar parte da receita do protocolo aos detentores de UNI.
Essa rejeição ocorreu apenas dois dias após outra proposta, que habilitava a coleta de receita pelo protocolo, ter sido aprovada com quase unanimidade. A expectativa de ativar a chave de taxas existe desde 2020, quando a Uniswap distribuiu gratuitamente o token UNI aos usuários iniciais da DEX.
A GFX Labs, empresa de pesquisa e desenvolvimento focada em DeFi e co-autora da proposta mais recente, já havia tentado implementar uma ideia similar no ano passado.
Naquela ocasião, a sugestão era distribuir aos detentores de UNI uma parcela das taxas cobradas nas pools de liquidez, variando entre 10% e 20%.
Apesar de a proposta ter sido rejeitada, é interessante notar que a maioria dos votos (54,6%) apoiava a distribuição de parte das taxas aos holders de UNI. Isso porque 42,3% dos votos aprovavam a distribuição de 20% das taxas e 12,3% apoiavam a distribuição de 10%.
Um dos principais receios da comunidade em relação à chave de taxas diz respeito a possíveis implicações legais e tributárias para o protocolo Uniswap e sua equipe central.
“As baleias que dominam a governança da Uniswap (a16z, Hayden etc.) se recusam a ativar a chave de taxas porque não querem enfrentar problemas legais”, tuitou Chris Blec, conhecido comentarista do setor Web3.
Além das questões legais, a discussão sobre a proposta também levantou preocupações em relação à segurança e riscos técnicos associados à possibilidade de a DAO da Uniswap modificar o código base que sustenta o mecanismo de taxas do protocolo.
“Contratos atualizáveis introduzem a possibilidade da governança roubar os holders de token e os construtores do ecossistema. Será difícil para esse sistema ganhar força se ele puder ser mudado”, alertou Leighton Cusack, fundador do Pool Together.
Erin Koen, da Uniswap Foundation, também destacou os desafios técnicos de se implementar a chave de taxas:
“Se adotássemos essa alteração, cada vez que a infraestrutura básica do contrato mudasse, isso representaria um risco técnico e de implementação não desprezível… todo o sistema precisaria ser reescrito, reauditado e reimplementado”.