Enquanto a SEC dos Estados Unidos vem adiando uma a uma as decisões sobre ETFs spot do Ethereum, a esperança pela aprovação desses produtos não desaparece completamente.
Mesmo com analistas apontando para uma diminuição na chance de um aval até maio, o diretor jurídico da Grayscale, Craig Salm, segue confiante no futuro dos ETFs de ETH. Em um longo post, Salm defendeu a aprovação desses produtos, mesmo com a aparente falta de negociações entre a Comissão e as gestoras, alegando a má avaliação dos investidores sobre o assunto.
Para Salm, a ausência de discussões recentes não deve ser motivo de pessimismo. Ele argumenta que as negociações produtivas travadas durante o processo de aprovação do ETF spot de Bitcoin também contemplaram os ETFs spot de Ethereum.
Segundo Salm, as problemáticas levantadas pela SEC para os fundos de BTC são basicamente as mesmas para os de ETH, mudando apenas o ativo subjacente. Como a Comissão já está familiarizada com essas questões, a necessidade de extensas discussões seria menor.
“A Grayscale e outras gestoras tiveram conversas positivas e construtivas com a SEC meses antes do lançamento do ETF spot de Bitcoin, incluindo o processo de criação e resgate, ativos físicos e em dinheiro, participantes autorizados (AP), provedores de liquidez (LP) e custodiantes. Chegou-se a um consenso sobre vários detalhes”, afirmou Salm.
Além da Grayscale, gigantes como BlackRock, VanEck, ARK 21Shares, Fidelity, Invesco Galaxy, Franklin Templeton e Hashdex aguardam o aval da SEC para seus ETFs de Ethereum.