Miles Deutscher, um especialista em criptomoedas, mencionou em uma publicação online que o comportamento atual do Bitcoin é semelhante ao visto nos momentos que antecedem os eventos de halving passados. Ele indica que, nos períodos entre o segundo e o quarto trimestres antes do halving, o Bitcoin mostra tendências consistentes de manter seu valor estável, com grandes movimentos ocorrendo geralmente por volta de 21 de novembro.
O Bitcoin passa por um evento, conhecido como halving, aproximadamente a cada quatro anos. Durante esse acontecimento, a recompensa que os mineradores obtêm ao processar transações de Bitcoin é reduzida pela metade. Isso ajuda a moderar a quantidade de novos Bitcoins que entram no mercado e, por consequência, age como um mecanismo de defesa contra a desvalorização da moeda. Com um limite de 21 milhões, a quantidade total de Bitcoins está prevista para ser atingida em 2140.
Prevendo-se um novo halving no início de 2024, espera-se que a recompensa dos mineradores diminua novamente. Historicamente, tais eventos levaram a aumentos expressivos no valor do Bitcoin.
Por outro lado, Dan Gambardello, líder da Crypto Capital Venture, apresenta um ponto de vista mais cauteloso. Ele destaca que o Bitcoin detém atualmente cerca de 51% da participação total do mercado de criptomoedas. Isso é menor se comparado aos 70% do ciclo anterior. Esse decréscimo na participação de mercado pode sinalizar potenciais obstáculos à frente.
No entanto, apesar da diminuição na participação de mercado, o Bitcoin ainda segue um padrão semelhante ao de ciclos passados. Isso mantém a esperança de muitos investidores.