A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) adiou novamente sua decisão sobre a possibilidade de uma bolsa listar opções vinculadas a fundos de índices (ETFs) de Ether no mercado à vista. A informação foi divulgada em um documento publicado em 11 de outubro.
O adiamento afeta uma mudança de regra proposta que permitiria à Cboe Exchange listar opções atreladas a diversos fundos de Ether negociados no mercado à vista. Entre os ETFs que aguardam aprovação estão o iShares Ethereum Trust da BlackRock, o Fidelity Ethereum Fund, além do Grayscale Ethereum Trust e o Grayscale Mini Ethereum Trust.
De acordo com o documento, a SEC postergou a decisão, que inicialmente estava prevista para o dia 19 de outubro, para o dia 3 de dezembro.
Esse não é o primeiro adiamento envolvendo a listagem de opções de ETFs de Ether. Em setembro, a SEC também prorrogou uma decisão semelhante relacionada a uma solicitação da Nasdaq, que busca listar opções sobre o iShares Ethereum Trust.
Já em 20 de setembro, a SEC autorizou a Nasdaq a listar opções vinculadas ao ETF de Bitcoin da BlackRock, o iShares Bitcoin Trust (IBIT). Apesar da autorização, essas opções de Bitcoin ainda aguardam a aprovação final de outras entidades reguladoras, como a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e a Options Clearing Corporation (OCC), antes de serem oficialmente listadas.
De acordo com James Seyffart, analista da Bloomberg Intelligence, a expectativa é que as opções de ETFs de Bitcoin sejam lançadas nos Estados Unidos até o primeiro trimestre de 2025. Seyffart também apontou, em um comentário feito no dia 9 de outubro, que existe uma pequena chance de essas opções serem lançadas ainda antes do fim de 2024, mas o cenário mais provável é no início do próximo ano.