A Comissão de Valores Mobiliários e Futuros (SFC) de Hong Kong emitiu um alerta contra sete plataformas de negociação de criptomoedas que operam ilegalmente na região, sem as licenças apropriadas.
A SFC mantém um registro público de exchanges criptos registradas e não registradas, visando reduzir os riscos de fraude e golpes.
A “Lista de Alerta” destaca empresas sem licença ou que se associam falsamente a Hong Kong.
Desde janeiro de 2020, a lista conta com 39 entradas, sendo 28 adicionadas apenas em 2024. Os últimos nomes incluídos são Taurusemex, Yomaex, Bitones.org, BTEPRO, CEG, XTCQT e Bstorest.
Segundo a Comissão, essas plataformas são suspeitas de atividades fraudulentas que induzem investidores a acreditar em seu registro. Além disso, muitas delas utilizam táticas extorsivas, como bloquear saques e exigir “taxas” para liberar operações.
Ao longo de 2024, os reguladores de Hong Kong tomaram medidas para garantir a conformidade das corretoras de criptomoedas. Para exemplificar, a SFC exigiu que todas as exchanges solicitassem licença até 31 de maio. Após o prazo, aquelas que não se regularizaram foram obrigadas a encerrar as atividades.