Hong Kong vem chamando a atenção do mundo no que diz respeito à regulamentação de stablecoins, atraindo grandes players do setor financeiro, como a Harvest Fund Management.
Um relatório da Bloomberg, citando fontes próximas ao assunto, revela que a gigante chinesa de gerenciamento de fundos, juntamente com a fintech RD Technologies e a Venture Smart Financial Holdings, aspirante a um ETF de criptomoedas, estão em discussões com a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) para participar de testes de ativos estáveis dentro de sandboxes regulatórios.
Em dezembro de 2023, a HKMA, o Setor de Serviços Financeiros e o Departamento do Tesouro iniciaram uma consulta pública sobre a regulamentação de stablecoins, destacando que o sandbox servirá para comunicar os padrões de supervisão. No entanto, fontes alertam que o framework regulatório pode não ser finalizado até o final de março, e a participação nos testes não está garantida para todos os interessados.
A Venture Smart Financial prevê que o sandbox comece no primeiro trimestre de 2024. Rita Liu, chefe de operações da RD Technologies, declarou que a empresa pretende participar, sujeita à aprovação regulatória. A fintech tem o intuito de introduzir a stablecoin HKDR para aplicações como facilitar pagamentos comerciais transfronteiriços.
Sean Lee, consultor sênior e chefe de stablecoins da VSFG, afirmou que um token referenciado ao dólar de Hong Kong poderia ser uma “alternativa poderosa” aos seus pares vinculados ao dólar americano. Lee citou o robusto e bem-estabelecido setor financeiro da cidade para apoiar o sentimento.