O banco central da Índia, o Reserve Bank of India (RBI), testará a primeira rupia digital do país no segmento de atacado a partir de 1º de novembro e identificou nove bancos para participação no teste.
State Bank of India, Bank of Baroda, Union Bank of India, HDFC Bank, ICICI Bank, Kotak Mahindra Bank, Yes Bank, IDFC First Bank e HSBC participarão, disse o banco central em comunicado nesta segunda-feira (31).
O RBI disse que o caso de uso para este piloto será liquidar transações no mercado secundário de títulos do governo.
O RBI disse que o uso da rupia digital deve tornar o mercado interbancário mais eficiente, já que a liquidação em dinheiro do banco central reduziria os custos de transação, eliminando a necessidade de infraestrutura de garantia de liquidação ou de garantias para mitigar o risco de liquidação.
Os futuros pilotos se concentrarão em outras transações por atacado e pagamentos transfronteiriços.
O primeiro piloto em rúpia digital no segmento de varejo deve começar dentro de um mês em locais selecionados em grupos de usuários fechados, incluindo clientes e comerciantes, disse o RBI.
Em fevereiro, o ministro das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, encarregou o RBI de emitir uma rúpia digital baseada em blockchain, meses depois que o banco central propôs emendas ao Reserve Bank of India Act de 1934, para incluir moedas digitais na definição de “notas”.