O Banco Central da Índia (RBI) está dando passos concretos para tornar sua moeda digital, a e-Rupi, acessível sem a necessidade de internet, segundo o governador Shaktikanta Das.
Das, em um evento organizado pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), destacou que a capacidade de funcionar offline é uma das principais características do dinheiro em espécie.
“Estamos trabalhando para tornar a transferência de CBDC também possível no modo offline”, disse ele.
Essa funcionalidade permitirá pagamentos instantâneos mesmo em locais sem cobertura de internet.
A Índia já se destaca como o maior mercado global de pagamentos instantâneos, segundo a pesquisa Prime Time for Real-Time 2024. Assim, a introdução da e-Rupi offline promete fortalecer ainda mais essa posição de liderança, levando o acesso a pagamentos rápidos e seguros para toda a população.
O RBI já está expandindo o uso da e-Rupi em uma base de testes, com cerca de 1,3 milhão de clientes e 300 mil comerciantes participando. O uso da moeda digital atingiu 1 milhão de transações por dia, mas Das reconhece que as pessoas ainda preferem o modo de pagamentos móveis instantâneos.
O objetivo principal dos testes, segundo ele, é “uma mudança no comportamento do consumidor em relação aos depósitos bancários”. Além disso, o RBI busca entender os efeitos mais amplos da e-Rupi na economia, especialmente na política monetária e no sistema bancário.