Os adorados macacos virtuais do Bored Ape Yacht Club (BAYC) e Mutant Ape Yacht Club (MAYC) estão voltando para seus donos após uma aventura que envolveu hackers e muita investigação.
Em resumo, NFTs no valor de mais de US$3 milhões foram roubados da plataforma de negociação peer-to-peer NFT Trader. Mas, depois de um final de semana intenso de investigação e negociação, todos os 36 BAYC e 18 MAYC perdidos foram recuperados e estão a salvo.
O hacker se comunicou publicamente, jogando a culpa do ataque inicial em outro usuário e exigiu um resgate de 3 ETH por cada Bored Ape e 0.6 ETH por cada Mutant Ape em sua posse. O ladrão de macacos digitais chegou a devolver um Bored Ape para um usuário junto com 31 ETH e recompensas em ApeCoin, mas manteve outros Apes sob seu domínio.
Foi aí que a comunidade entrou em ação. Boring Security, um projeto de segurança Web3 apoiado pela ApeCoin, liderou a busca pelos NFTs perdidos. Em um esforço conjunto, conseguiram recuperar ativos no valor de aproximadamente US$267.000 em apenas um dia.
Mas a história não acaba aí. A recuperação completa só foi possível graças à intervenção de Greg Solano, cofundador da Yuga Labs, empresa por trás das coleções BAYC e MAYC, que ofereceu uma recompensa de 120 ETH para quem trouxesse os macacos de volta. Essa “caça ao tesouro” online resultou na devolução dos 54 NFTs restantes para a Boring Security.
Boring Security está trabalhando para devolver cada macaco aos respectivos donos gratuitamente. A empresa pediu paciência e solicitou que as vítimas abram um chamado no servidor do Discord do projeto.