Foi detectada uma depreciação drástica, cerca de 90%, nos valores das terras virtuais de metaversos renomados. Os dados apresentados revelam que essa depreciação ocorreu desde os valores recordes observados em 2022.
A CoinGecko publicou um estudo que evidencia essa queda acentuada. O estudo traz um panorama do período que se estende desde o início de 2022 até o dia 24 de maio de 2023, apresentando um declínio no valor das propriedades de metaversos como Otherdeeds, The Sandbox, Decentraland, Somnium e Voxels.
Quando nos deparamos com a propriedade virtual mais valiosa da época, Otherdeeds by Otherside, vemos um declínio considerável de 78,2%. Naquela época, as propriedades chegaram a ser vendidas por um valor equivalente a 5 Ether (ETH), no entanto, os preços atuais marcam uma venda por apenas 1,09 ETH.
As terras virtuais de The Sandbox e Decentraland também sofreram perdas, apresentando uma queda de 89,76% e 87,88%, respectivamente.
Ao analisarmos as propriedades virtuais mais acessíveis, percebemos que Voxels ocupa essa posição. Em 24 de maio, as propriedades da Voxels eram vendidas pelo preço de 0,16 ETH. Voxels, assim como Somnium, registrou uma perda significativa de 93,8% em seu valor de mercado.
Contudo, mesmo diante dessa queda acentuada, Voxels demonstra otimismo. Uma postagem em sua conta oficial do Twitter reforça essa visão, declarando: “Somos o número 5! Somos o número 5! (Também dói em mim, mas o inverno vai invernar, a única coisa a fazer é continuar construindo).”
Apesar da desvalorização dramática no metaverso, grandes corporações tecnológicas e economias robustas seguem explorando o potencial do metaverso, investindo e iniciando projetos nesta esfera.
O exemplo mais emblemático é a Apple, fabricante do iPhone, que em breve lançará um fone de ouvido de realidade mista. Tal lançamento tem o potencial de reacender o interesse global no metaverso, apesar da queda atual nos preços das terras virtuais.