Javier Milei começou o processo de “limpeza” com a desvalorização do Peso, reduzindo o valor da moeda fiduciária em 50% em relação ao Dólar Americano (USD).
Agora, o Peso Argentino está avaliado em 800 por USD, contra o valor anterior de 400 Pesos por USD. Esse passo evidencia ainda mais a missão de Milei de dolarizar a economia argentina.
A desvalorização do Peso implica que o político também está alinhando a avaliação oficial do governo com a dos mercados privados, que chegaram a ver a moeda do país ser negociada a mais de 1000 por USD.
Enquanto isso, o atual governo não fez nenhum esforço para remover os controles de capital que possibilitaram limitar o Peso à taxa de 400. Notavelmente, isso foi imposto pelo governo anterior.
O país também viu alguns cortes de gastos nas atividades governamentais. Por exemplo, a publicidade governamental não será autorizada no próximo ano, os contratos que atualmente não estão em vigor até um ano não serão renovados, os subsídios ao transporte público serão reduzidos, e os de eletricidade, gás e água serão cancelados.
Muitos entusiastas de criptomoedas esperavam que Milei se voltasse imediatamente para o Bitcoin (BTC), sobre o qual sempre falou durante sua campanha. Ele, no entanto, parece ter decepcionado esses observadores que viam a oportunidade perfeita para inserir seu interesse na criptomoeda primária na política oficial do governo.