O clima de otimismo inicial em torno da aprovação de ETFs spot do Ethereum pela SEC dos Estados Unidos parece estar se dissipando, de acordo com a jornalista especializada em criptomoedas, Eleanor Terrett.
Analistas da Bloomberg previam uma possível aprovação até maio de 2023, mas o cenário atual indica uma postura menos colaborativa por parte da agência reguladora.
Reuniões entre empresas, custodiantes e a Comissão foram marcadas por uma aparente falta de engajamento por parte dos reguladores. Ao contrário do que aconteceu com os pedidos de ETFs spot de Bitcoin, a SEC não parece estar tomando a iniciativa para acelerar o processo de aprovação para o Ethereum.
Alguns apontam a insatisfação da Comissão com a própria aprovação dos ETFs atrelados ao BTC como pano de fundo para essa postura hesitante. O presidente da SEC, Gary Gensler, possivelmente acredita que a liberação desses fundos já tenha sido suficiente para apaziguar a indústria de criptomoedas.
É válido dizer que políticos influentes contrários às criptomoedas, como a senadora Elizabeth Warren, demonstraram descontentamento com a aprovação inicial para o Bitcoin e tentam impedir que o mesmo cenário se repita com o Ethereum.
No momento, é difícil prever a decisão final da SEC. Uma fonte próxima a Terrett comentou:
“Não sabemos ao certo o que se passa na cabeça deles. Mas se ainda houver alguma chance de aprovação, eles precisam começar a trabalhar seriamente em breve”.