Analistas do Bank of America (BofA) estão chamando junho de um mês “inesquecível” para os mercados financeiros. A previsão vem depois de uma semana repleta de surpresas por parte dos bancos centrais, como o corte de juros pelo Banco da Suécia (Riksbank) e a postura mais otimista que o Banco da Inglaterra (BoE) demonstrou em relação ao controle da inflação.
“Esta semana nos deu um gostinho do que junho reserva para os mercados, com diversos bancos centrais anunciando decisões importantes. Tudo indica que estamos caminhando para um dos meses mais importantes para o mercado em um longo período, com definições de rumo por parte de autoridades monetárias ao redor do mundo. Junho pode realmente ficar marcado na memória”, comentaram os analistas do BofA.
Apesar da aparente mudança de tom do Banco da Inglaterra, o BofA ainda prevê resistência no controle dos salários.
“Nossa previsão para o primeiro corte de juros no Reino Unido permanece em agosto”, afirmaram os analistas.
Para as próximas semanas, o BofA volta suas atenções para dados do mercado de trabalho britânico de março, que serão divulgados em breve. Além disso, o banco americano espera melhora no indicador alemão ZEW de maio e esclarecimento sobre a evolução do crescimento na zona do euro com o PIB do primeiro trimestre.