A expectativa em torno dos ETFs spot de Ethereum permanece forte no mercado de criptomoedas. No entanto, a dúvida sobre a luz verde da SEC dos Estados Unidos vir mesmo em maio é o tema mais quente em relação a esses produtos, com especialistas do mercado jogando um balde de água fria no entusiasmo inicial.
Um deles é Justin Sun, fundador da Tron. De acordo com o empresário, a luz verde para o ETF de ETH provavelmente não virá no prazo previsto. Sun acredita que o setor cripto precisa se preparar para um longo processo de educação dos reguladores, que ainda estariam patinando para entender o funcionamento desse ativo.
“Minha opinião sincera é que um ETF de Ethereum não será aprovado em maio. A indústria de criptomoedas precisa se preparar para uma educação de longo prazo com os reguladores, ajudando-os a entender o universo cripto. Mas isso já não é a conversa de sempre?”.
Sun não está sozinho em seu pessimismo. Na semana passada, Nate Geraci, presidente da ETF Store, também expressou dúvidas. Segundo ele, a menor interação da SEC com os emissores de ETFs de ETH, comparado ao que aconteceu com o Bitcoin, pode ser um sinal negativo. Geraci vislumbra dois cenários: a aprovação pela Comissão ou uma batalha judicial.
Além disso, a plataforma de previsão descentralizada Polymarket indica que a probabilidade de aceite caiu para 11%. Para efeito de comparação, quando os ETFs de Bitcoin foram aprovados em janeiro, a aposta no mercado girava em torno de 76%.
Eric Balchunas, analista da Bloomberg Intelligence, também baixou suas expectativas. Inicialmente confiante em uma aprovação até fevereiro (com 70% de chances), agora ele coloca a possibilidade em apenas 35%.
Balchunas acredita que a SEC deveria dar o aval aos ETFs de ETH, mas ressalta a ausência de indicadores positivos observados antes da aprovação dos ETFs de Bitcoin. Apesar do pessimismo para maio, Balchunas mantém a esperança de um sinal verde no longo prazo.