O mundo das Layer 2 (L2) construídas sobre o Ethereum vem experimentando um aumento expressivo na atividade on-chain. Desde a atualização Dencun, que veio com o intuito de reduzir os custos nas L2, as transações nessas redes atingiram a marca de 32 milhões por semana, segundo dados da IntoTheBlock.
Manter um volume de 32 milhões de transações por três semanas seguidas é um marco importante para essas soluções de escalabilidade, pois mostra que a atualização está cumprindo seu papel, pois novos usuários não precisam mais se preocupar com taxas de gas exorbitantes para entrar no ecossistema.
Uma análise feita pelo AMBCrypto revelou que a rede Polygon processou 4 milhões de transações no dia 5 de abril, enquanto a Base ficou em segundo com 3 milhões. Arbitrum e Optimism tiveram 1,5 milhão e 800 mil transações, respectivamente.
No entanto, um ponto interessante é que, apesar do alto número de transferências da Polygon, a Base a superou em taxas geradas. De acordo com dados on-chain, o token meme BRETT, construído na Base, foi um dos principais responsáveis por esse destaque, assim como o TOSHI.
O BRETT, conhecido como o “melhor amigo” do Pepe na rede Base, teve seu preço valorizado em 79,18% nos últimos 30 dias. No momento da escrita do artigo, sua capitalização de mercado ultrapassa US$592 milhões. Já o TOSHI, inspirado no gato de Brian Armstrong, CEO da Coinbase, teve alta de 46,51% no mesmo período, com capitalização de mercado de pouco mais de US$179 milhões.
Por outro lado, a dinâmica muda quando analisamos os endereços ativos.
De acordo com dados da Santiment, a Polygon possui 2.133 endereços ativos nas últimas 24 horas, ficando atrás da Arbitrum (15.500) e Optimism (10.000).
O que chama a atenção é que todas as redes apresentaram queda nos endereços ativos. Ao comparar a atividade com a contagem de transações, é possível observar que um número menor de participantes do mercado está envolvido no alto volume de transações da Polygon.
Em curto prazo, a atividade da rede nas L2s do Ethereum pode cair devido à diminuição da interação do usuário. No entanto, se o mercado sair do modo “observador” e voltar a aquecer, as coisas podem mudar. Nesse cenário, a contagem de usuários ativos poderia aumentar, e as transações semanais ultrapassarem a marca de 32 milhões.