A gigante de serviços financeiros, Mastercard, está lançando uma ferramenta de software destinada a auxiliar os bancos na identificação e prevenção de transações fraudulentas provenientes de exchanges de criptomoedas.
De acordo com um novo relatório da CNBC, o software “Crypto Secure” usa inteligência artificial para criar um perfil de risco para exchanges de criptomoedas na rede de pagamentos da gigante de serviços financeiros.
Segundo Ajay Bhalla, o presidente cibernético e de inteligência da Mastercard, o objetivo da gigante de serviços financeiros ao lançar o novo produto é oferecer confiança a seus clientes ao interagir com o ecossistema de criptoativos.
“Todo o mercado de ativos digitais é agora um mercado bastante grande e substancial. A ideia é de que o tipo de confiança que fornecemos às transações de comércio digital, queremos ser capazes de fornecer o mesmo tipo de confiança às transações de ativos digitais para consumidores, bancos e comerciantes.”
A empresa de segurança Blockchain CipherTrace está por trás da ferramenta Crypto Secure, de acordo com o relatório. A MasterCard adquiriu a CipherTrace no ano passado por um preço não revelado. Na época, Bhalla disse que a aquisição ajudaria a fornecer “mais segurança, transparência e confiança ao ecossistema de pagamentos”.
Alguns dos produtos da CipherTrace incluem CipherTrace Armada e CipherTrace Inspector. A CipherTrace Armada ajuda bancos e instituições financeiras a mitigar o risco de criptoativos monitorando pagamentos de provedores de serviços de ativos digitais, identificando atividades potencialmente suspeitas e relatando o mesmo.
Por fim, a CipherTrace Inspector é uma ferramenta usada para rastrear transações em blockchains para fins de realização de investigações ou due diligence.