As instituições dos EUA provavelmente estão por trás do rali de janeiro no bitcoin (BTC), que viu a criptomoeda ganhar mais de 38%, e um desempenho superior neste início do ano tende a ser otimista para o preço do token, disse o provedor de serviços de cripto Matrixport em um relatório de pesquisa.
Em cinco dos seis anos em que o bitcoin se recuperou em janeiro, a criptomoeda encerrou o ano com retornos positivos. Em média, o ganho no resto do ano foi de mais de 245%, escreveu Markus Thielen, chefe de pesquisa.
O único ano em que o bitcoin caiu após um janeiro forte foi 2014, quando os preços acabaram de atingir o pico do mercado altista.
Matrixport diz que o impulsionador do mercado altista de 2023 pode ser o ciclo de redução pela metade do bitcoin esperado para março de 2024 , quando a quantidade de criptomoeda que entra no sistema a cada 10 minutos cai 50%.
Portanto, há uma alta probabilidade estatística de que o preço do bitcoin possa dobrar daqui até o final do ano, disse o relatório. Isso significa que o preço do bitcoin pode chegar a US$ 45.000 até o Natal.