A queda do bitcoin em junho, anteriormente atribuída à venda de criptomoedas pelo governo alemão e aos reembolsos da Mt. Gox, ganhou uma nova perspectiva com uma análise da Matrixport.
Segundo a empresa, investidores coreanos de varejo podem ter sido os principais responsáveis pelo declínio.
A análise da Matrixport mostrou que a maior parte da queda do BTC no último mês, cerca de 13% dos 15% totais, ocorreu durante o horário de negociação asiático.
Além disso, à medida que os investidores de varejo deixavam o mercado, eles foram substituídos por investidores institucionais, como pode ser visto nas entradas de ETFs.
“O mercado está agora mais estável e a volatilidade de fim de semana é mínima, pois muitos investidores seguem a compra e venda institucional de segunda a sexta-feira. Devido à limitada atividade de varejo, o Bitcoin está cada vez mais dominado por investidores institucionais, levando a uma redução da volatilidade”, afirmaram os analistas.
O relatório também destacou a importância dos coreanos no volume de transações de BTC em exchanges locais, além de sua influência no mercado de altcoins.
Como não há mercado futuro de criptomoedas na Coreia do Sul, os investidores de varejo frequentemente recorrem às altcoins como oportunidade de alavancagem.