Meta demite mais de 11 mil funcionários

A Meta, empresa controladora das redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, acaba de anunciar a demissão de 13% de seu quadro de funcionários. A dispensa em massa deve afetar cerca de 11 mil profissionais.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9) pelo presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg. Segundo ele, o motivo da demissão em massa foi a desaceleração macroeconômica e o aumento da concorrência.

Nesse cenário, o lucro da companhia caiu pela metade no terceiro trimestre, sendo de “apenas” US$ 4,4 bilhões. A queda foi de 52% em relação ao mesmo período no ano passado, 2021.

O comunicado da Meta

“Hoje, estou compartilhando algumas das mudanças mais difíceis que fizemos na história do Meta. Decidi reduzir o tamanho da nossa equipe em cerca de 13% e deixar mais de 11.000 de nossos talentosos funcionários irem embora”, disse Zuckerberg em comunicado.

Segundo o comunicado, a Meta também planeja cortar gastos e estender seu congelamento de contratações até o primeiro trimestre.

“Também estamos tomando uma série de medidas adicionais para nos tornarmos uma empresa mais enxuta e eficiente, cortando gastos discricionários e estendendo nosso congelamento de contratações até o 1º trimestre”, revelou o CEO.

Antes do anúncio de demissão, a empresa de Mark Zuckerberg tinha cerca de 87 mil colaboradores.

Segundo analistas do mercado, um dos motivos que podem também ter levado à queda de performance das ações da empresa, é a descrença dos investidores quanto metaverso.

O desenvolvimento da tecnologia de mundos virtuais tem sido o carro-chefe da empresa em suas apostas para o futuro, e alvo de críticas pelos acionistas.

A Reality Labs, unidade da Meta que desenvolve ferramentas para o metaverso, acumulou perdas de US$ 9,44 bilhões em receita. Segundo a empresa, os lucros com a tecnologia só deverão surgir daqui a uma década.

“Olha, eu sei que muita gente pode discordar desse investimento. Mas, pelo que posso dizer, entendo que isso (o metaverso) vai ser uma coisa muito importante e acho que seria um erro não focarmos nessa área”, disse Zuckerberg em uma conferência com acionistas.

Moda crypto é na Tipo Crypto

Uma loja de moda cripto no ritmo da nova geração, que é urbana, inclusiva e descolada. Se você investe em moedas digitais, coleciona NFTs, tá plugado na Web3 ou é um Ancap, vista Tipo Crypto.

www.tipocrypto.com

Leia Mais:

Mais lidas