A ConsenSys anunciou o lançamento global dos Smart Transactions, uma nova tecnologia opcional disponível para todos os usuários da MetaMask.
Os Smart Transactions prometem melhorar a experiência com a carteira, oferecendo taxas de gas reduzidas, maior sucesso nas transações e proteção contra ataques maliciosos de MEV (Maximal Extractable Value), como frontrunning e sandwiching.
A nova tecnologia mantém as transações privadas até a confirmação na blockchain, impedindo que bots as interceptem (frontrunning). Além disso, os Smart Transactions passam por uma “pré-simulação usando o serviço just-in-time da MetaMask”.
Durante a fase de testes, o sistema alcançou uma taxa de sucesso de 99,5%, bem acima da média do mercado, segundo a ConsenSys. A empresa destaca que essas melhorias aproveitam a “nova tecnologia de virtualização de mempool” desenvolvida internamente.
Outra novidade é a possibilidade de monitorar o status das transações pendentes em tempo real diretamente na carteira através de um novo painel. Isso elimina a necessidade de recorrer a exploradores de blocos de terceiros.
“Os Smart Transactions permitem que os usuários cuidem automaticamente e de forma mais eficiente das transações que assinam e do que acontece quando elas são enviadas para a blockchain”, comentou Jason Linehan, diretor do ConsenSys Special Mechanisms Group.
A ConsenSys estima que, somente em 2023, mais de 52.000 ETH foram desperdiçados em transações falhas. Gal Eldar, Diretor Executivo de Produto da MetaMask, reforça a complexidade de enviar transações para uma rede distribuída.
“Essa complexidade geralmente resulta em uma experiência frustrante e imprevisível para o usuário. Em muitos casos, pode levar a perdas financeiras devido a ataques de frontrunning, reversões caras na blockchain e pagamentos excessivos por espaço de bloco”.
Em janeiro, a MetaMask lançou o suporte para Validator Staking, permitindo aos usuários depositar 32 ETH através dos serviços de custódia da ConsenSys. A carteira cobra uma comissão de 10% sobre os rendimentos, valor bem inferior ao praticado por exchanges centralizadas como a Coinbase.