A Microsoft anunciou um investimento de 3 bilhões de euros em desenvolvimento de inteligência artificial (IA) na Alemanha, nos próximos dois anos.
Em evento realizado na capital alemã, Berlim, Brad Smith, presidente e vice-presidente da Microsoft, declarou a intenção de fortalecer a infraestrutura de IA do país, construindo novos data centers e promovendo a capacitação de profissionais nessa área. Conforme a Reuters, este é o maior investimento da Microsoft na Alemanha em 40 anos.
A Europa vem se tornando terreno fértil para investimentos em tecnologia. Para exemplificar, no mesmo dia, o Ministério das Finanças da França revelou os planos do Google para estabelecer um novo centro dedicado à IA no país.
Localizado em Paris, o centro abrigará cerca de 300 pesquisadores e engenheiros, apoiando as ambições francesas em inteligência artificial.
Este anúncio ocorre poucos dias após o Google lançar a “Iniciativa de Oportunidades de IA para a Europa”, investindo 25 milhões de euros em treinamento para profissionais europeus do setor.
O Google ressalta que está colaborando com governos da União Europeia, sociedade civil, instituições acadêmicas e empresas para oferecer treinamento de IA a startups locais, com 10 milhões desse valor visando trabalhadores que necessitam dessas habilidades para “não ficarem para trás”.
Em 2023, o governo italiano lançou iniciativa similar, investindo milhões de euros para desenvolver habilidades digitais de trabalhadores em risco de perderem seus empregos devido à automação e IA.
Esses investimentos em infraestrutura e capacitação de inteligência artificial na Europa acontecem no momento em que o Parlamento Europeu se prepara para definir a Lei de IA da UE. Em 13 de fevereiro, os reguladores aprovaram o acordo preliminar, com a votação parlamentar prevista para abril.
A Lei de IA da UE se tornaria um dos primeiros conjuntos de regras do mundo para monitorar o desenvolvimento e a implementação de IA, ficando atrás apenas da China, que divulgou suas próprias regras sobre a tecnologia em agosto de 2023.