Durante o evento Bitcoin for Corporations 2024, a MicroStrategy anunciou o MicroStrategy Orange, uma plataforma descentralizada de identidade (ID) construída na rede Bitcoin.
“Hoje, apresentamos o MicroStrategy Orange, uma plataforma corporativa para a construção de aplicativos de identidade descentralizada na blockchain do Bitcoin. A plataforma consiste em três elementos fundamentais. Em seu núcleo, está uma nuvem de serviços hospedada que permite emitir identificadores para usuários e organizações”, disse Cezary Raczko, vice-presidente executivo da MicroStrategy.
De acordo com Raczko, o MicroStrategy Orange representa uma mudança de paradigma na forma como as organizações utilizam aplicativos de identidade descentralizada, impulsionados pela segurança e imutabilidade incomparáveis da blockchain do Bitcoin.
A nuvem de serviços da solução facilita a emissão de identificadores tanto para usuários quanto para organizações. Raczko também destacou a arquitetura tripartite da plataforma, que permite a implementação de aplicativos pré-pacotes para solucionar desafios específicos de identidade digital.
“Carteiras de Bitcoin, sejam custodiadas ou não, devem incorporar a capacidade de criar uma identidade digital baseada em Bitcoin. Muitas plataformas de mensagens sofrem dos mesmos desafios que o e-mail. Quando você recebe uma mensagem de texto, como sabe quem a enviou? Queremos incluir uma ‘verificação Orange’ para essas plataformas”.
O vice-presidente da MicroStrategy vislumbra a integração perfeita de identidades digitais baseadas em Bitcoin em diversas plataformas de mensagens e no ecossistema de credenciais verificáveis.
“Outra oportunidade que vemos é integrar a identidade digital baseada em Bitcoin com o ecossistema de credenciais verificáveis, o que abre um grande número de casos de uso interessantes. Imagine poder credenciar sua identidade ancorada no Bitcoin, com um diploma universitário, uma certificação de curso emitida por uma grande empresa de tecnologia, seu prontuário médico e apresentá-los de forma verificada e descentralizada. Tudo isso com a identidade principal vivendo e ancorada na blockchain do Bitcoin”.