Alejandra Guajardo, representante de El Salvador no Miss Universo 71, vestiu uma roupa com o tema Bitcoin durante o National Costume Show do concurso na noite de quarta-feira (11).
O conjunto de moedas foi desenhado pelo artista plástico Francisco Guerrero, mas deu uma ênfase especial ao rei reinante dos ativos digitais. Guajardo empunhava um bastão com o logotipo do Bitcoin apresentado na ponta.
“Este visual representa a história da moeda de El Salvador”, disse o locutor do concurso. “Durante muito tempo se usou o cacau, depois o colón, até ser substituído pelo dólar americano.” E então, é claro, veio o Bitcoin.
El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a tornar o Bitcoin moeda de curso legal em 2021. A mudança foi amplamente recebida com ceticismo e preocupação da comunidade global.
Os legisladores dos EUA também alertaram que a agenda de Bitcoin de El Salvador poderia causar instabilidade financeira no país e enfraquecer as políticas de sanções dos EUA.
Embora o preço do Bitcoin tenha caído mais de 50% desde que a lei entrou em vigor, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, permaneceu um porta-bandeira firme para a moeda digital.
Ele esteve envolvido na promoção de inúmeras iniciativas de adoção do BTC – embora não esteja claro se ele teve algum papel direto na escolha de Guajardo no guarda-roupa para o concurso.
“Você não precisa de uma faixa para andar vestida de dinheiro, como El Salvador”, disse o locutor do concurso durante a transmissão.
Lei de Valores Mobiliários Digitais
Enquanto isso, El Salvador aprovou sua Lei de Valores Mobiliários Digitais na quarta-feira, fornecendo uma estrutura para proteções rígidas do consumidor no mercado cripto mais amplo.
Ao mesmo tempo, a lei “estabelece que estamos abertos para negócios com todos aqueles que desejam construir o futuro conosco no Bitcoin”, de acordo com o Escritório Nacional de Bitcoin do país.
Também abre caminho para os chamados títulos Volcano de El Salvador – um plano de emissão de títulos de US$ 1 bilhão que investirá recursos tanto na compra de Bitcoin quanto na construção de sua “Cidade Bitcoin” movida a energia geotérmica.
Fonte: Decrypt