El Salvador, liderado pelo presidente Nayib Bukele, está trabalhando para impulsionar o crescimento de sua indústria de tecnologia, eliminando impostos sobre tecnologias inovadoras, incluindo software, codificação e inteligência artificial, por pelo menos 15 anos. A lei assinada por Bukele também elimina o imposto sobre ganhos de capital.
Aprovada em 19 de abril pela Assembleia Legislativa de El Salvador, a lei busca posicionar o país como líder na América Latina em manufatura tecnológica. A deputada Elisa Rosales afirmou que a nova Assembleia Legislativa e o Poder Executivo estão trabalhando para promover startups e dar uma imagem diferente a El Salvador no cenário internacional.
“São cinco incentivos sendo concedidos por 15 anos, e não estamos estabelecendo um valor mínimo de investimento porque queremos incentivar todas essas StartUps. Temos uma visão diferente; estamos posicionando nosso país com uma cara diferente internacionalmente”, disse a deputada Rosales.
A Lei de Fomento à Inovação e Fabricação Tecnológica visa contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico do país, gerando mais empregos para os jovens e criando oportunidades para o desenvolvimento da inteligência artificial.
As propostas tecnológicas de Nayib Bukele, como a promulgação da Lei do Bitcoin, que estabelece o uso do Bitcoin como moeda legal em El Salvador, tornaram o país uma das nações mais atraentes para empresas de criptomoedas.
A Bitfinex, uma bolsa de criptomoedas, expandiu-se para El Salvador após adquirir uma licença de ativos digitais, permitindo operações regulamentadas no país.