Imagem: Nossa Casa Residencial
A vila de Yamakoshi, no Japão, atraiu 1.700 “cidadãos digitais” por meio da venda de NFTs. Esta iniciativa, parte do projeto Neo-Yamakoshi Village, visa apoiar e sustentar a população envelhecida da região.
O projeto, liderado pelos próprios moradores, é responsável pela coleção de NFTs Nishikigoi, nomeada em homenagem à espécie de carpa koi.
Estes ativos digitais, além de identificarem os cidadãos digitais de Yamakoshi, funcionam como tokens de governança, permitindo a participação nos processos de votação geridos pela DAO da vila.
De acordo com o relatório da empresa japonesa de pesquisa e consultoria Yuri Group, o projeto arrecadou mais de US$423.000 desde o seu lançamento em 2021 através das vendas dos NFTs Nishikigoi. Os fundos têm sido direcionados para diversas iniciativas comunitárias, como a organização de um dia de esportes para as crianças da escola local.
Os tokens Nishikigoi são gratuitos para os residentes físicos de Yamakoshi, enquanto a comunidade digital precisa comprá-los. Segundo o marketplace de NFTs Magic Eden, o preço mínimo dos tokens gira em torno de 0,0318 Ethereum (ETH).