A Portal, uma exchange descentralizada (DEX) baseada em Bitcoin (BTC), promete mudar a forma como trocamos nossos ativos digitais. Esqueça as bridges complexas e suscetíveis a hacks: a nova DEX quer oferecer uma solução rápida, barata e segura para trocar BTCs por outras criptomoedas, sem intermediários.
Financiada por gigantes como Coinbase Ventures e Arrington Capital, a Portal já arrecadou US$34 milhões para desenvolver sua plataforma peer-to-peer (P2P). A ideia, segundo o CEO Chandra Duggirala, é permitir swaps instantâneos com a mesma agilidade e baixo custo da Lightning Network, mas com um diferencial importante: a segurança.
O problema? As bridges que conectam diferentes blockchains, usadas para transferir criptomoedas entre redes, são alvos frequentes de hackers. Somente nos últimos 18 meses, US$2,8 bilhões foram perdidos nesses ataques, ressalta Duggirala.
A Portal promete eliminar esse risco com a tecnologia de Layer 2 atomic swap, um sistema criptográfico seguro e transparente para realizar swaps entre blockchains. Além disso, a empresa vai desenvolver uma carteira móvel integrada à DEX, permitindo envio, recebimento e armazenamento de ativos diretamente no smartphone.
A empresa espera atrair usuários que buscam uma alternativa segura e eficiente para explorar o ecossistema DeFi sem abrir mão da descentralização.