A rede Cardano (ADA) recebeu uma atualização significativa em setembro de 2021, que incluiu a adição da funcionalidade de contrato inteligente, permitindo que o blockchain escalasse e funcionasse mais rapidamente.
Apesar de uma queda de preço em 2022, o desenvolvimento da rede da Cardano se expandiu.
Após o hard fork Vasil, em setembro, o Plutus Scripts (uma plataforma de contratos inteligentes baseada em Cardano) atingiu rapidamente mais de 4.000 contratos inteligentes.
Novas marcas do Cardano
De acordo com os dados adquiridos pela Finbold, o número de contratos inteligentes no Cardano atingiu a marca de 4.027 em 3 de dezembro, de acordo com as estatísticas do Cardano Blockchain Insights.
O gráfico mostra contratos inteligentes construídos usando Plutus que agora estão sendo executados na blockchain Cardano; em 4 de dezembro, o número total de contratos inteligentes atingiu 4.050.
O valor representa um crescimento de 316% em 2022 após registrar 947 contratos inteligentes em 1º de janeiro,
A Cardano foi capaz de fornecer à comunidade de desenvolvedores capacidade de programação e plataforma de desenvolvimento de aplicativos de financiamento descentralizado (DeFi) assim que o hard fork Alonso foi concluído.
De acordo com Cardano, a equipe tem trabalhado arduamente ultimamente para aumentar a capacidade do script, o Plutus Debugger MVP, e terminar a disseminação da implementação do suporte completo do Babbage nas ferramentas Plutus antes de seu lançamento.
Em novembro, o construtor Cardano Input Output Global (IOG) anunciou o lançamento do primeiro índice de descentralização blockchain do mundo, seguido pelo estabelecimento de uma nova seção de recursos para desenvolvedores Plutus DApp no site Cardano Docs.
Notavelmente, a Cardano superou todas as plataformas na atividade de desenvolvimento mensal, com as taxas de atividade da equipe Cardano em seus repositórios GitHub públicos em novembro sendo 18% maiores do que o próximo ativo mais bem classificado, Polkadot (DOT), registrando 572,67 eventos gerados.