De acordo com um novo relatório da Crypto.com, o número de investidores de criptomoedas chegou a 580 milhões em dezembro de 2023, representando um salto de 34% em relação à marca de 432 milhões de detentores de criptos em janeiro do mesmo ano.
O Bitcoin (BTC) continua reinando absoluto. Seus súditos cresceram 33% no ano passado, passando de 222 milhões para 296 milhões, garantindo ao líder 51% do bolo global.
O Ethereum (ETH), o vice-campeão, também não brinca em serviço. Com um aumento de 39%, a base de fãs do ETH pulou de 89 milhões para 124 milhões, ocupando 21% do território cripto.
Mas por que tanta gente entrou no mercado de criptomoedas em 2023?
O relatório traz alguns motivos para isso.
Para o Bitcoin, a resposta foram os ETFs spot e o protocolo Ordinals. Essa novidade permite cunhar NFTs e outros tokens diretamente na rede da criptomoeda. Além disso, o relatório aponta para o crescente interesse de investidores institucionais como outro fator de destaque para o BTC.
Já o Ethereum viu sua comunidade crescer graças à “liquidez que dá gosto”. A Atualização Shanghai possibilitou o saque dos tokens que estavam presos no staking da plataforma de contratos inteligentes.