A Nvidia, líder mundial na fabricação de chips para IA, anunciou uma parceria com a Fundação Nacional de Ciência (NSF) dos EUA. Juntas, elas lançarão a iniciativa piloto do Projeto Nacional de Recursos de Pesquisa em Inteligência Artificial (NAIRR), com o objetivo de democratizar o acesso às ferramentas necessárias para uma “descoberta e inovação responsáveis em IA”.
A Nvidia assume um papel fundamental, comprometendo-se com uma contribuição de US$30 milhões em tecnologia nos próximos dois anos. Para tanto, a empresa disponibilizará acesso aos supercomputadores NVIDIA DGX Cloud AI e ao software NVIDIA AI Enterprise, além de coletar insights dos pesquisadores que utilizarem suas plataformas, aprimorando ainda mais a eficiência da tecnologia.
O NAIRR conta com 10 parceiros adicionais espalhados por todo o governo norte-americano, incluindo o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia e a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada em Defesa.
Sethuraman Panchanathan, diretor da NSF, destacou a “urgência” do desenvolvimento de tais recursos, afirmando que as colaborações do NAIRR são importantes para o “futuro da IA na América”.
“Ao investir em pesquisa em IA através do NAIRR, os Estados Unidos liberam descobertas e impactos, solidificando sua competitividade global”, ressalta Panchanathan.
A visão final do NAIRR, de acordo com Katie Antypas, diretora do Escritório de Infraestrutura Cibernética Avançada da NSF, é oferecer acesso a computação, dados, modelos e software para pesquisadores e comunidades.
O lançamento do NAIRR está alinhado com os objetivos da ordem executiva sobre IA da administração Biden, emitida em outubro de 2023, que direcionou a NSF a lançar um projeto piloto para o NAIRR dentro de três meses.
Além dessa parceria, a Nvidia também anunciou uma colaboração com a operadora de data center Equinix, em 24 de janeiro. O objetivo é fornecer sistemas de supercomputação a clientes corporativos da Equinix. Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, enfatizou que a IA generativa está “transformando todas as indústrias”.
“Agora, as empresas podem ter supercomputação e software NVIDIA AI, juntamente com a eficiência operacional do gerenciamento da Equinix, em centenas de data centers no mundo todo”, concluiu Huang.
A Equinix, sediada na Califórnia, é uma das líderes mundiais em participação no mercado de data centers de colocation, com 248 data centers em 31 países e cinco continentes.