De acordo com uma sartup de segurança digital sul-coreana, um site que oferece um jogo de cartas baseado em tokens não fungíveis (NFT) da marca Pokémon está espalhando malware para jogadores em todo o mundo.
O site também afirma oferecer um mercado NFT, com um link para comprar tokens e até uma área para apostar NFTs – tudo baseado na popular franquia de jogos japonesa.
Porém, um braço da empresa de segurança cibernética sul-coreana AhnLab alertou o público sobre o site, observando que, em vez de baixar um jogo, os usuários estavam baixando uma ferramenta de acesso remoto que permite que hackers assumam o controle de seu dispositivo.
A ferramenta, conhecida como NetSupport Manager, permitiria que os invasores controlassem remotamente o mouse e o teclado do computador, acessassem o gerenciamento e o histórico de arquivos do sistema.
O malware permitia até mesmo que os hackers executassem comandos que permitissem a instalação de malware adicional, alertou a empresa.
A AhnLab aconselhou o público a comprar ou baixar aplicativos apenas de sites oficiais e não abrir anexos em e-mails suspeitos.
O que é um malware?
Malware é a abreviação de “software malicioso” (em inglês, malicious software) e se refere a um tipo de programa de computador desenvolvido para infectar o computador de um usuário legítimo e prejudicá-lo de diversas formas.
O malware pode infectar computadores e dispositivos de várias maneiras, além de assumir diversas formas, entre elas vírus, worms, cavalos de Troia, spyware e outros.
É importante que todos os usuários saibam como reconhecer e se proteger do malware em todas as suas formas.
Fique atento a e-mails que pedem suas senhas. Ou e-mails que parecem vir de amigos, mas que têm somente uma mensagem como “Veja só que legal este site!”, seguido de um link.