A Polkadot está se preparando para o upgrade Join Accumulate Machine (JAM).
Proposto pelo fundador da altcoin, Gavin Wood, o JAM veio para trazer um sistema mais simples e modular para a Polkadot em comparação com a Relay Chain.
Essa mudança permitirá que desenvolvedores construam diversos serviços diretamente sobre a cadeia central da Polkadot, eliminando a necessidade de competir por slots de parachains através de leilões.
A base técnica do JAM é um supercomputador chamado Polkadot Virtual Machine (PVM), alimentado pela arquitetura RISC-V. Essa mudança da atual estrutura WebAssembly impulsionará a eficiência e o desempenho da rede. Além disso, os serviços do JAM se integrarão perfeitamente ao ecossistema da Polkadot, facilitando a comunicação e a troca de dados entre diferentes aplicações.
O upgrade também removerá a barreira de entrada para desenvolvedores, excluindo a demanda de leilões caros para parachains. Com isso, qualquer pessoa poderá construir serviços e contratos inteligentes na rede.
Ao contrário da atual abordagem centrada em parachains, o JAM oferece um ambiente mais versátil, onde os desenvolvedores poderão escolher entre construir parachains ou serviços, com base em suas preferências. As parachains existentes continuarão funcionando, mas não serão a única opção de desenvolvimento.
No entanto, um JAM pronto para produção ainda está a anos de distância. Ao contrário de atualizações anteriores da Polkadot, ele não será introduzido gradualmente. A migração ocorrerá de uma só vez, mas não afetará os detentores de tokens DOT ou aqueles que desejam negociá-los.
Imagem destaque: Plus500