Após a turbulência excessiva no mercado cripto desencadeada pelo escândalo de liquidez e falência da FTX, vários provedores de serviços cripto começaram a publicar seus fundos de reserva, como a OKX.
A popular exchange cripto lançou seu terceiro Proof-of-Reserves (PoR), no qual revelou possuir “ativos limpos” no valor de US$ 7,5 bilhões em BTC, ETH e USDT.
Em um comunicado, o diretor de marketing da OKX, Haider Rafique, disse:
“Segurança, transparência e confiança são princípios fundamentais do processo de negócios OKX e da filosofia de atendimento ao cliente. Já assumimos uma posição de liderança ao publicar nosso PoR mensalmente.”
“À medida que os padrões da indústria para PoR continuam a tomar forma, esperamos que a qualidade de nossos ativos de reserva seja um dos principais fatores de diferenciação da OKX no mercado”, disse Rafique.
Terceiro Relatório PoR da OKX
De acordo com os dados mais recentes divulgados, as carteiras da OKX detinham 123.914 BTC contra um saldo de usuário de 117.682 BTC em 18 de janeiro. A exchange é supercolateralizada com uma taxa de reserva de Bitcoin de 101%, inalterada desde o relatório PoR do mês passado.
Da mesma forma, a taxa de reserva para Ethereum ficou em 105%, um ligeiro aumento de 103% no mês passado. A OKX detinha 1.178.993 ETH contra um saldo de usuário de 1.233.714 ETH. Em 101%, as reservas de Tether também permaneceram inalteradas. A OKX detinha 2.979.866.301 participações em USDT contra 2.955.696.824 USDT no saldo do usuário.
A bolsa revelou ainda a publicação de mais de 23.000 endereços para seu programa Merkle Tree Proof-of-Reserves e continuará a usá-los para tornar a visualização dos fluxos de ativos acessível à comunidade.
Ativos Limpos
Citando as descobertas da empresa de análise de blockchain CryptoQuant, a OKX garantiu à comunidade que esta é a “maior reserva de ativos limpos entre as principais bolsas”. Para contextualizar, o CryptoQuant afirmou anteriormente que 100% das carteiras da OKX estão limpas.
Por outro lado, descobriu que 87,67% da Binance, 60,1% da Huobi, 69,85% da Bitfinex, 81,26% da Kucoin e 95,49% da Crypto.com são limpos.
A OKX explicou que as reservas de ativos são consideradas “limpas” quando uma análise de terceiros estabelece que as reservas não incluem o token nativo de uma exchange cripto e constituem exclusivamente de ativos cripto “tradicionais” de alto valor de mercado, como Bitcoin, Ethereum e Tether.
Após o colapso da FTX, alegações de violação de seus próprios Termos de Serviço, bem como uso indevido de fundos de usuários, abalaram a confiança dos investidores.
Apesar das provações e tribulações das décadas anteriores, o diretor de mercados financeiros da OKX, Lennix Lai, disse que o setor de criptomoedas “mudará o mundo”.
O executivo também disse que a OKX “nunca se apropriou indevidamente de ativos de usuários antes e nunca o fará”.
Fonte: Crypto Potato