A OpenSea, gigante do mercado de tokens não fungíveis (NFT), anunciou algumas mudanças em sua estrutura de taxas. Isso ocorre em meio a um desafio aberto de um de seus concorrentes, que sugeriu que os criadores do NFT boicotassem o OpenSea.
Em um tópico de tweet na última sexta-feira (17), a OpenSea anunciou algumas mudanças estruturais após a forte concorrência do mercado rival, Blur.
We’re making some big changes today:
— OpenSea (@opensea) February 17, 2023
1) OpenSea fee → 0% for a limited time
2) Moving to optional creator earnings (0.5% min) for all collections without on-chain enforcement (old & new)
3) Marketplaces with the same policies will not be blocked by the operator filter
Uma das mudanças foi a implementação de uma taxa de zero por cento, que antes da decisão era de 2,5% em cada venda secundária. No entanto, a plataforma afirmou que a taxa de zero por cento será por um período limitado.
A OpenSea também cobrará uma taxa mínima de royalties do criador de 0,5% para coleções NFT antigas e novas que não empregam o método de imposição on-chain. Enquanto isso, os vendedores podem pagar uma porcentagem maior.
Além disso, as mudanças incluíram uma atualização de sua ferramenta de filtro de operadora para permitir vendas usando mercados NFT com as mesmas políticas. Agora, os criadores não terão que fazer a falsa escolha entre receber ganhos no OpenSea ou no Blur.
O desenvolvimento mais recente ocorre logo após uma postagem no blog do mercado rival Blur em 15 de fevereiro, que recomendou que os criadores boicotassem o OpenSea.
De acordo com o post, que veio um dia depois que a plataforma lançou os tokens BLUR, os criadores não devem ser forçados a escolher em qual mercado ganhar royalties.
O Blur, que iniciou suas operações em outubro de 2022 e cobra taxa zero, parece já estar prejudicando a participação de mercado de seu concorrente. Parte do tópico do tweet da OpenSea dizia:
“Houve uma grande mudança no ecossistema NFT. Em outubro, começamos a ver um volume significativo de usuários que migram para mercados NFT que não impõem totalmente os ganhos do criador. Hoje, essa mudança acelerou dramaticamente, apesar de nossos melhores esforços.”
No entanto, a OpenSea parecia otimista, chamando o desenvolvimento de “o início de uma nova era”,