Criminosos estão usando a popularidade das criptomoedas para aplicar golpes na Turquia. Para exemplificar, autoridades do país desarticularam uma rede que causou prejuízos milionários a cidadãos turcos por meio de um esquema online.
De acordo com a promotoria-chefe de Izmir, a quadrilha operava um site falso praticamente idêntico a uma plataforma legítima de criptomoedas. Através de campanhas nas redes sociais, anunciavam a distribuição gratuita de criptos em comemoração a um falso “5º aniversário” da plataforma.
Ao clicar no link malicioso, as vítimas eram direcionadas para o site falso e induzidas a fornecer o código de verificação por SMS (GSM). Munidos dessa informação, os criminosos acessavam as contas de criptomoedas das vítimas na plataforma correta e roubavam seus ativos digitais.
A investigação policial revelou que a rede criminosa era liderada por ucranianos que operavam remotamente do exterior. O dinheiro roubado dos cidadãos turcos financiava o vício em jogos de azar dos líderes do esquema.
A “Operação Carteira”, como foi batizada a ação policial, resultou na prisão de 42 suspeitos dos 64 procurados pela Justiça.