BOLHA CRYPTO GROUP

NOTÍCIAS SOBRE O CRIPTOMERCADO

Pães ou criptomoedas? Hacker ataca empresa e faz pedido inusitado

Pães ou criptomoedas? Hacker ataca empresa e faz pedido inusitado

A Schneider Electric, uma corporação multinacional francesa, foi alvo de um grupo de ransomware chamado Hellcat, que fez um pedido inusitado: exige ser pago em baguetes. De acordo com o grupo, caso o pagamento de $125.000 em pães não seja feito, ele vazará cerca de 40 GB de dados privados da empresa. No entanto, apesar da exigência curiosa, especula-se que a intenção real do grupo seja obter o valor em criptomoedas.

O grupo se identificou publicamente como Hellcat e, por meio de um usuário anônimo do Twitter chamado Grep, afirmou ter invadido o sistema da Schneider Electric para acessar informações sensíveis de clientes e operacionais. Grep garantiu que os dados serão expostos caso a demanda não seja atendida.

Embora a referência às baguetes tenha sido o destaque, há uma alternativa mais prática nas negociações: segundo o portal Cyberscoop, o grupo estaria disposto a aceitar Monero, uma criptomoeda focada em privacidade e amplamente usada em atividades cibernéticas por ser difícil de rastrear. Esta abordagem com as baguetes, explica o pesquisador da Picus Security, Huseyin Can Yuceel, pode ser uma estratégia para chamar a atenção e se diferenciar no cenário de ataques virtuais, possivelmente com a intenção de aumentar sua influência no mercado.

Diante da situação, a Schneider Electric confirmou que está investigando o incidente de segurança. Segundo a empresa, a invasão comprometeu uma de suas plataformas internas de monitoramento de execução de projetos, mantida em um ambiente isolado, mas que seus produtos e serviços não foram afetados diretamente. A companhia ainda não forneceu mais detalhes, e até o momento, não respondeu a pedidos de comentário.

Este ataque é o terceiro a afetar a Schneider Electric em um período de menos de dois anos. Em fevereiro, a divisão de Sustentabilidade da empresa foi atingida pelo ransomware Cactus. Em junho de 2023, a companhia foi vítima do grupo CL0P, durante uma série de ataques pelo malware MOVEit, que impactou milhares de organizações e milhões de pessoas ao redor do mundo.

Bolha Crypto Store

Uma loja de moda cripto no ritmo dos seus investimentos digitais. Se você investe em criptomoedas, coleciona NFTs, tá ligado na Web3 ou é um Ancap, vista Bolha Crypto Store.

 

Isenção de responsabilidade

As informações apresentadas neste artigo são apenas para fins informativos e educacionais. Nada aqui contido deve ser interpretado como aconselhamento financeiro ou sugestão de investimento. O Bolha Crypto não se responsabiliza por quaisquer perdas geradas pela utilização do conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.

Siga nossos grupos no TELEGRAM e WHATSAPP.

Leia Mais:

Mais lidas