Robert Kiyosaki, autor do renomado “Pai Rico, Pai Pobre”, recentemente fez novas críticas ao sistema bancário, instando seus seguidores a investir em Bitcoin, ouro e prata para garantir a proteção de seu patrimônio. Ele alertou sobre os perigos invisíveis dos problemas bancários, afirmando: “Pânicos em bancos são invisíveis. Isso significa que a maioria das pessoas não tem ideia de quando seu banco está em falência.”
Kiyosaki comparou essa falta de transparência com a visibilidade das crises nos mercados de capitais, onde colapsos de ações, títulos e imóveis são amplamente conhecidos. Ele sugeriu que a confiança no seguro FDIC, que protege até US$ 250 mil dos depósitos, pode não ser suficiente. “Por que arriscar? Por que não retirar a maior parte de suas economias do sistema bancário corrupto e economizar ouro, prata e Bitcoin?” questionou ele.
Além de criticar a confiança no sistema bancário, Kiyosaki reiterou seu apoio ao Bitcoin, ouro e prata como ativos seguros para reserva de valor. Ele recentemente celebrou a queda do Bitcoin, vendo isso como uma oportunidade para adquirir mais desses ativos. “Bitcoin e todos os mercados quebrando. Oba. Me preparando para comprar mais ouro, prata e Bitcoin,” disse ele.
Kiyosaki também enfatizou que os períodos de crise são momentos para os investidores corajosos prosperarem, enquanto os hesitantes perdem oportunidades. “Crashes são tempos em que os corajosos ficam mais ricos e os covardes ficam mais pobres…. porque eles vendem ou não fazem nada. O mundo está cheio de pobres covardes. Seja inteligente. Cresça. Tenha coragem, mantenha a calma e invista quando os covardes desistirem. Se cuide,” aconselhou o empresário.
Ao revisar suas críticas e recomendações, Kiyosaki continua a promover uma abordagem cautelosa e diversificada em relação aos investimentos, desafiando a confiança nas instituições financeiras tradicionais e enfatizando a importância de proteger o patrimônio com ativos que considera mais seguros, como Bitcoin, na sua opinião.