O emissor de stablecoin, Paxos, vai parar de cunhar novos tokens Binance USD (BUSD) após a ameaça de ação legal da Securities and Exchange Commission (SEC), a comissão de valores mobiliários dos EUA.
Foi noticiado no último domingo (12), que a SEC pretendia processar a Paxos por vender o BUSD como um título não registrado. Isso ocorreu apenas alguns dias depois que a CoinDesk informou que a Paxos estava sob investigação do Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS).
BUSD é uma stablecoin da Binance, emitida e gerenciada pela Paxos. Após a notícia da ação legal da SEC, a Binance divulgou uma declaração de que revisaria projetos em mercados incertos, onde a incerteza regulatória poderia causar prejuízos aos seus usuários.
O NYDFS disse que instruiu a Paxos a parar de cunhar BUSD devido a vários problemas não resolvidos relacionados à supervisão da Paxos de seu relacionamento com a Binance. A emissora de stablecoins disse que está encerrando seu relacionamento com a Binance para o BUSD.
“O Departamento está monitorando a Paxos de perto para verificar se a empresa pode facilitar os resgates de maneira ordenada, sujeita a protocolos de conformidade aprimorados e baseados em risco”, disse o NYDFS em comunicado .
“Todos os tokens BUSD têm e sempre serão lastreados 1:1 com reservas denominadas em dólares americanos, totalmente segregados e mantidos em contas remotas de falência”, disse a Paxos em comunicado nesta segunda-feira (13).
Após as notícias de domingo, cerca de US$ 52 milhões em BUSD foram enviados para exchanges em um período de 24 horas, indicando um desejo dos usuários de transformá-los em moeda fiduciária ou outras stablecoins.
Nas últimas 24 horas, o token nativo da BNB Chain caiu mais de 7%, enquanto o BUSD viu entradas massivas para trocas de criptomoedas.