O economista Peter Schiff voltou a disparar críticas contra o bitcoin (BTC) após a recente queda da criptomoeda.
Em um comunicado, o defensor do ouro afirmou que já previa um evento do tipo “venda à notícia” após a aprovação dos ETFs spot de Bitcoin, reforçando sua posição contrária a esses instrumentos financeiros.
De acordo com o analista, o grande prejudicado com a chegada dos ETFs de Bitcoin será a Coinbase.
Embora a plataforma possa custodiar os BTCs das empresas por trás desses produtos, Schiff acredita que os “especuladores”, que antes geravam comissões através de negociações na plataforma cripto, vão migrar para os ETFs, causando um rombo nas receitas da exchange de criptomoedas.
Além disso, Schiff questiona a capacidade dos ETFs de Bitcoin em criar novas demandas pela criptomoeda. Para ele, esses instrumentos apenas redirecionam o interesse já existente, fazendo com que investidores que antes compravam BTC diretamente migrem para os ETFs.
Segundo o analista, essa movimentação, que não gera demanda adicional, “não conseguiu impedir o navio de afundar”.
É importante ressaltar que as críticas de Schiff ao Bitcoin e ao mercado de criptomoedas em geral são conhecidas e públicas. Além disso, cabe destacar que não era necessário ser um grande gênio da economia para constatar que algo que subiu mais de 150% iria passar por uma correção em algum momento.