As doações para as vítimas das inundações no Rio Grande do Sul seguem forte. De acordo com com o site UOL, até as 18h36 de domingo (5), mais de R$38 milhões já foram doados através da chave Pix divulgada pelo governo do estado.
O governo do Rio Grande do Sul garante que os recursos doados serão “totalmente direcionados para o apoio humanitário às comunidades afetadas pelas cheias”. Para garantir a transparência e a correta aplicação das doações, um decreto foi publicado no domingo criando um comitê gestor da conta “SOS Rio Grande do Sul”.
Este comitê, composto por representantes do setor público e privado, será responsável por “definir ações, medidas e critérios de distribuição das doações destinadas às vítimas das enchentes e arrecadadas pela chave Pix do canal”.
Do setor público, farão parte do comitê o gabinete do governador, Eduardo Leite (PSDB), e a Secretaria do Desenvolvimento Social. Já do setor privado, participarão a Cufa (Central Única das Favelas), Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) e a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul).
A conta Pix divulgada pelo governo é a mesma utilizada para receber doações em 2023, quando o estado também foi castigado por chuvas fortes.
Para contribuir com as vítimas das inundações no Rio Grande do Sul, basta realizar uma transferência Pix para a chave:
SOS Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38