No próximo dia 4 de setembro de 2024, a Polygon realizará uma atualização em sua mainnet, marcando a transição de seu token nativo de MATIC para um novo token denominado POL.
Esta mudança foi decidida após aprovação da proposta pela comunidade e incluirá a implementação de novos contratos inteligentes.
Depois do upgrade, o token POL substituirá inicialmente o MATIC como token principal para taxas de gas e staking na Layer 2.
O novo token manterá as características de tokenomics, distribuição e oferta total do MATIC, mas futuras atualizações podem ampliar a funcionalidade do POL com base no feedback da comunidade.
Para os atuais detentores de MATIC na rede Polygon PoS, o processo de migração será simples, com a conversão automática para POL não exigindo intervenção do usuário.
No entanto, detentores de MATIC na rede Ethereum, em várias exchanges centralizadas ou na rede Polygon zkEVM, precisarão seguir procedimentos específicos de migração definidos pelos desenvolvedores principais para garantir uma transição suave para o POL.
Desenvolvedores e stakers que tenham autorizado seus MATIC no Ethereum também verão seus tokens convertidos automaticamente, com a opção de optar por não participar, se desejado.
Atualmente, a Polygon utiliza duas soluções de escalabilidade: a sidechain Polygon PoS e a rede de coleção zero-knowledge Polygon zkEVM.
O projeto está planejando implementar a arquitetura Polygon 2.0, que visa criar um framework unificado de liquidez, melhorando a interoperabilidade e funções de estado compartilhado através de múltiplas cadeias ZK-Rollup.