Com a expectativa que paira no ar sobre a aprovação do primeiro ETF spot de Bitcoin pela SEC dos Estados Unidos, o presidente da comissão, Gary Gensler, decidiu jogar um balde de água fria na animação do mercado. Em uma declaração contundente, ele destacou uma série de riscos aos quais investidores em criptomoedas precisam estar atentos.
Gensler adverte que muitas entidades ligadas ao mercado cripto podem ignorar leis importantes, como as de valores mobiliários. Nesse sentido, os investidores, que ele chama de “detentores de títulos cripto“, correm o risco de ficar sem informações importantes e proteções de ofertas tradicionais.
O chefe da SEC aponta que investir em criptomoedas é como brincar numa montanha-russa financeira. Como exemplo, ele destacou o colapso de plataformas criptos e o sumiço de fortunas na indústria blockchain, apontando esses fatores como prova viva desse risco.
“Investimento significativo de risco contínuo“, resumiu Gensler.
E, para fechar o trio de advertências, Gensler alerta para a proliferação de embustes no mundo das criptomoedas.
Ofertas de tokens falsos, pirâmides financeiras e projetos que evaporam com o dinheiro dos investidores são apenas alguns exemplos citados pelo presidente da SEC.