Após a prisão do cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, em Paris, os tokens de criptomoeda Toncoin (TON) e Notcoin (NOT) sofreram uma queda significativa de valor, perdendo mais de 20% ao longo da semana.
Durov foi detido no último sábado, conforme noticiado por veículos de mídia locais, em meio a acusações de que o Telegram teria falhado em evitar atividades ilegais realizadas por seus usuários. Esse evento gerou um impacto direto nos preços das criptomoedas ligadas à plataforma, com Toncoin recuando 21% e Notcoin perdendo 20% do seu valor.
A origem do Toncoin remonta a 2018, quando o Telegram lançou o whitepaper do “Telegram Open Network” (TON), propondo uma rede blockchain que teria Toncoin como moeda nativa. Contudo, o projeto foi abandonado pela empresa após a SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) afirmar que ele poderia ser considerado um título não registrado.
Diante disso, a comunidade tomou a iniciativa de continuar o desenvolvimento usando o código-fonte disponível no GitHub, resultando na criação da rede agora conhecida como The Open Network.
Paralelamente, o Telegram tornou-se um ponto central para a ascensão de jogos de criptoativos para dispositivos móveis, impulsionados por títulos como Notcoin. O jogo “tap-to-earn” incentiva os jogadores a clicar repetidamente em uma moeda dourada para acumular pontos, que mais tarde podem ser convertidos em recompensas. Esse fenômeno resultou no maior airdrop de jogos cripto de 2024, elevando o valor de mercado do Notcoin para US$ 2,97 bilhões.
O sucesso da iniciativa também motivou uma série de outros desenvolvimentos na área de jogos baseados no Telegram, com promessas de novos airdrops. Entretanto, com a recente prisão de Durov, alguns desses projetos, como Notcoin e Hamster Kombat, demonstraram apoio ao fundador do Telegram por meio de recursos especiais dentro dos jogos, adesivos e postagens nas redes sociais.
Além disso, o logotipo do Toncoin foi alterado para o “Resistance Dog”, um símbolo que representa a “resistência digital”. A TON Society incentivou outros projetos e membros da comunidade a adotarem a nova imagem em seus perfis do Twitter, como forma de apoio à campanha #FreeDurov, que rapidamente ganhou tração, ultrapassando 210 mil retweets. O movimento em torno do “Resistance Dog” também beneficiou o token homônimo, REDO, que valorizou 94% na semana, alcançando uma capitalização de mercado de US$ 67 milhões e se tornando o quinto maior token na rede, excluindo stablecoins.