Promotores federais dos Estados Unidos pediram uma sentença de 36 meses de prisão para Changpeng Zhao (CZ), fundador e ex-CEO da Binance. A acusação? Violação de leis contra lavagem de dinheiro.
De acordo com documentos judiciais, a condenação de CZ está prevista para 30 de abril, em Seattle. O executivo renunciou ao cargo de CEO da Binance em novembro passado, quando ele e a exchange admitiram as irregularidades. A empresa também concordou em pagar uma multa de US$4,32 bilhões.
“Dada a magnitude e as consequências da violação deliberada da lei americana por parte de Zhao, uma sentença acima dos padrões de 36 meses é justificada”, argumentaram os promotores em seu pedido ao tribunal distrital dos EUA para o distrito oeste de Washington.
As diretrizes federais de condenação previam uma pena máxima de 18 meses de prisão para CZ, e o executivo concordou em não recorrer de sentenças até esse período. Ele foi liberado nos Estados Unidos após pagar uma fiança de US$175 milhões.
Autoridades norte-americanas alegam que a Binance falhou em reportar mais de 100.000 transações suspeitas envolvendo grupos terroristas como Hamas, Al Qaeda e o Estado Islâmico.
Além disso, os promotores alegam que a empresa de criptomoedas facilitou a venda de material de abuso sexual infantil e recebeu uma parcela significativa de lucros provenientes de ataques de ransomware.
A expectativa agora é pela sentença final em Seattle no final do mês. Caso seja condenado pelo período máximo solicitado pelos promotores, CZ cumprirá três anos de prisão e poderá enfrentar outras sanções.