Em uma iniciativa que pode ampliar o portfólio de investimentos do estado, o CFO da Flórida, Jimmy Patronis, enviou uma carta a Chris Spencer, Diretor Executivo da Florida State Board of Administration, solicitando uma análise para considerar o Bitcoin e outros ativos digitais como opções viáveis para os fundos de pensão estaduais.
A proposta de Patronis parte do histórico econômico sólido da Flórida e de seu perfil inovador, que ele acredita serem fatores favoráveis para explorar o potencial dos criptoativos. Em sua justificativa, Patronis destacou que o Bitcoin, muitas vezes chamado de “ouro digital”, poderia ajudar a diversificar os ativos do estado, oferecendo uma proteção alternativa contra a volatilidade de outras classes de investimento.
Patronis propôs a criação de um “Programa Piloto de Investimento em Moedas Digitais” no Florida Growth Fund, fundo voltado para investimentos emergentes e inovadores. Esse programa permitiria ao estado uma introdução gradual no universo dos ativos digitais, reduzindo riscos enquanto explora novas oportunidades no setor de investimentos.
A carta também chamou atenção para ações recentes e posições de destaque em relação ao setor cripto. Patronis mencionou a proposta do ex-presidente Trump para criar uma reserva nacional de criptomoedas, assim como as iniciativas do governador Ron DeSantis para proteger os cidadãos da Flórida de possíveis riscos de moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs).
Observando o movimento de outros estados, Patronis destacou que Wisconsin e Michigan já direcionaram pequenas porções de seus fundos de pensão para criptomoedas. Além disso, Arizona tem avançado em iniciativas legislativas para incluir ativos digitais nos fundos de aposentadoria estaduais. Wyoming e Nebraska, por sua vez, implementaram leis visando atrair a indústria de mineração de criptomoedas, incluindo a criação de regulamentações para bancos cripto.
No documento, o CFO solicitou formalmente que a SBA prepare um relatório sobre a viabilidade, riscos e potenciais benefícios de implementar um investimento piloto em ativos digitais nos fundos de pensão do estado. Ele enfatizou que a Flórida deve se manter na vanguarda das novas possibilidades de investimento para garantir os melhores retornos aos seus cidadãos.