Desde que El Salvador se tornou o primeiro país a adotar o Bitcoin (BTC) como moeda oficial, o governo tem mostrado um compromisso notável com a criptomoeda. A partir de 16 de março de 2024, um portfólio frio, supostamente pertencente ao governo salvadorenho, começou a acumular um Bitcoin por dia. Dados da plataforma Arkham Intelligence revelam que, até 23 de agosto de 2024, essa estratégia diária resultou na adição de 162 Bitcoins às reservas nacionais, totalizando 5.851 Bitcoins, com um valor aproximado de $357,2 milhões.
Os registros mostram que, na maioria das vezes, a aquisição diária consistiu em um Bitcoin, mas houve algumas transações menores, abaixo de $1. EmberCN, analista de criptomoedas, calculou que o custo médio por Bitcoin para El Salvador é de cerca de $44.835. Com base nos preços atuais do mercado, isso representa um possível lucro de $93,45 milhões, o que equivale a um aumento de 35%.
A iniciativa de compra foi lançada pelo presidente Nayib Bukele, que pretende manter a estratégia até que o Bitcoin se torne “inacessível”. No início do programa, o governo transferiu 5.689 Bitcoins para o portfólio frio, com um valor estimado de $386 milhões. Bukele descreveu essa carteira como o “primeiro cofre de Bitcoin” do país.
O governo de El Salvador não está apenas focado em ganhos financeiros, mas também em uma visão de crescimento econômico sustentado. Bukele indicou que não há planos para vender as reservas de Bitcoin, acreditando no potencial do BTC para impulsionar a economia. Com a valorização do Bitcoin, especialistas sugerem que El Salvador poderia vir a se tornar um dos países mais ricos globalmente.
Para promover a transparência e manter os cidadãos informados, o Escritório Nacional do Bitcoin lançou um site em maio de 2024. Essa plataforma permite o acompanhamento das holdings de Bitcoin do Ministério das Finanças, em colaboração com a mempool.space, que fornece dados de transações de Bitcoin.
Além das aquisições diretas, o país tem aproveitado sua energia geotérmica para minerar Bitcoin desde 2021. Até agora, a mineração com energia vulcânica gerou 474 BTC, com um valor de aproximadamente $29 milhões.
Como parte de sua estratégia educacional, o Escritório Nacional do Bitcoin de El Salvador está preparando um programa de treinamento para 80.000 funcionários públicos. Stacy Herbert, Diretora do Escritório, anunciou em um post no X em 20 de agosto que “milhares de servidores civis de El Salvador receberão o mais alto padrão de instrução em Bitcoin”, o que ajudará a fomentar um ambiente de excelência no país.
El Salvador também tem integrado a educação sobre Bitcoin em suas escolas públicas desde 2023 com o projeto “Mi Primer Bitcoin”, que visa ensinar a nova geração sobre a criptomoeda. Com uma capitalização de mercado de mais de $1,2 trilhões, o Bitcoin representa 53,67% do total do mercado de criptomoedas, e seu preço viu um aumento de 5,7% na última semana.