A Receita Federal anunciou que por meio de técnicas tradicionais e inteligência artificial, identificou 25.126 contribuintes que possuíam bitcoins não declarados em suas declarações de Imposto de Renda referentes ao ano de 2022.
Essas pessoas físicas, detentoras de pelo menos 0,05 bitcoin (cerca de R$10 mil em valores atuais), representam um montante total de aproximadamente R$1,06 bilhão não informado ao Fisco.
A prestação de informações sobre criptomoedas tornou-se obrigatória para todos os contribuintes que estavam sujeitos à declaração do Imposto de Renda em 2023, independentemente do valor detido.
O não cumprimento dessa obrigação levou a Receita Federal a considerar a possibilidade de adotar medidas para estimular a autorregularização dos contribuintes.
A proposta da Receita Federal é incentivar a conformidade por meio de uma ação que não envolva a imposição de multas.
Em vez disso, a ideia é informar os contribuintes sobre a necessidade de ajustar suas declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2023. Isso seria feito por meio do envio de uma declaração retificadora, evitando a abertura de procedimentos fiscais e a aplicação de multas.
O órgão ressalta que a utilização de técnicas tradicionais e de inteligência artificial foi importante para identificar os contribuintes em questão.