De acordo com o estudo da Trammell Venture Partners (TVP), o número de negócios de capital de risco para empresas “nativas de Bitcoin” quadruplicou no ano passado.
A TVP define empresas nativas de Bitcoin como aquelas cujo sucesso está intrinsecamente ligado ao sucesso da cripto número um e que compartilham a visão de que o BTC será o ativo monetário global do futuro.
O relatório destaca um aumento de 360% nos investimentos iniciais para essa classe, acompanhado por um crescimento de 56,9% no número total de companhias financiadas nesse setor.
Esses números consideram apenas startups em estágio inicial, excluindo empresas maduras, mineradoras de Bitcoin e companhias voltadas para o mercado de criptomoedas em geral.
Apesar de um recuo de 12,5% no valor total investido (US$305 milhões em 2023), o número de aportes em empresas nativas de Bitcoin cresceu 69,2%. Em contraste, o investimento em venture capital para o restante do mercado de criptomoedas sofreu uma queda acentuada, com retrações de 64,5% no valor total e 35,3% no número de negócios realizados.
Entre os grandes nomes do capital de risco que investiram em Bitcoin no ano passado estão a General Catalyst, Y Combinator e a Draper Associates, firma de capital de risco em estágio inicial liderada por Tim Draper, grande defensor do BTC.
“Enquanto 2023 foi um ano desafiador para o mercado de venture capital em geral, o setor nativo de Bitcoin não apenas resistiu à tempestade, mas emergiu fortalecido. O futuro parece promissor para startups nativas de Bitcoin”, escreveu a TVP em seu relatório.
O aumento do investimento coincide com um interesse no desenvolvimento da rede da criptomoedas. Esse movimento foi impulsionado por novas capacidades tecnológicas descobertas, como o Ordinals, o BitVM (paradigma de computação em Bitcoin) e o protocolo Runes (que permitirá a emissão de tokens eficientes na blockchain do BTC).
“Nunca vi tantas startups focadas em Bitcoin na minha carreira. O ritmo atual é pelo menos uma ordem de grandeza maior do que nunca”, comentou Nic Carter, cofundador da CoinMetrics.