BOLHA CRYPTO GROUP

NOTÍCIAS SOBRE O CRIPTOMERCADO

Relatório aponta que ETF spot de Ethereum não é o que está fazendo a altcoin subir

Relatório aponta que ETF spot de Ethereum não é o que está fazendo a altcoin subir

O Ethereum (ETH) acumula uma valorização de 33% em 2024. Mas, ao contrário do que se especulava, a possível aprovação de um ETF spot de ETH não é o principal fator por trás desse rally, segundo um relatório da Bernstein.

O documento aponta para a oferta deflacionária do ETH como um elemento subestimado pelo mercado. Desde a adoção do modelo de consenso proof-of-stake em setembro de 2022, a quantidade total de Ethereum em circulação não aumentou, tornando a rede deflacionária. Ou seja, há uma oferta cada vez menor do ativo no mercado.

Além disso, o relatório destaca a importância do ETH bloqueado. Atualmente, apenas 11% da altcoin está nas exchanges de criptomoedas. Isso indica que uma parcela cada vez maior do ativo está alocada em staking pools, contratos inteligentes de finanças descentralizadas (DeFi) e soluções Layer 2. 

“Com o aumento das taxas de transação do ETH devido à maior atividade na blockchain (mais DeFi, NFTs e tokens), mais detentores de ETH são incentivados a fazer staking com seus tokens”, escreveram os analistas Gautam Chhugani e Mahika Sapra. 

Eles acrescentam que, à medida que os contratos inteligentes financeiros nas Layer 2 escalam, mais Ethereum permanece bloqueado, criando um ciclo de feedback positivo com aumento da demanda.

Além disso, o relatório menciona a crescente adoção do protocolo EigenLayer, utilizado para restaking de ETH, que atrai mais demanda à medida que os stakers de Ethereum se beneficiam de novos tokens e serviços lançados no Eigen. 

Desde o início de 2023, novas soluções de escalabilidade têm revitalizado o DeFi ao trazer velocidade e taxas mais baixas para a blockchain Ethereum, segundo a Bernstein.

O cenário regulatório mais claro para tokens também é visto como um catalisador positivo. 

“Tokens de aplicativos, como tokens DeFi, podem potencialmente permitir o compartilhamento de receita com stakers. Além disso, um ecossistema DeFi saudável continuará trazendo maior atividade e taxas de Ethereum, agregando valor ao ETH”, destacou o relatório. 

Por fim, o estudo cita a atualização Dencun, prevista para março deste ano. Após o upgrade, “os contribuidores do ETH esperam uma redução de 90% nos custos de transação das Layer 2 e uma melhora na rentabilidade nessas redes”, o que reduziria a congestão na blockchain principal e traria volumes maiores ao ecossistema.

Bolha Crypto Store

Uma loja de moda cripto no ritmo dos seus investimentos digitais. Se você investe em criptomoedas, coleciona NFTs, tá ligado na Web3 ou é um Ancap, vista Bolha Crypto Store.

 

Isenção de responsabilidade

As informações apresentadas neste artigo são apenas para fins informativos e educacionais. Nada aqui contido deve ser interpretado como aconselhamento financeiro ou sugestão de investimento. O Bolha Crypto não se responsabiliza por quaisquer perdas geradas pela utilização do conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.

Siga nossos grupos no TELEGRAM e WHATSAPP.

Leia Mais:

Mais lidas